-> Se encontrares um ninho de qualquer espécie que seja, não lhe toques. Por um lado ias deixar rasto para predadores e por outro lado, esse ninho poderá ser abandonado pela espécie que estava a tentar reproduzir-se.
-> O mesmo se sucede com os ovos, que muitas das vezes são roubados dos ninhos. É uma prática intolerável que vai contra a conservação das espécies.
-> Se encontrares uma cria de um mamífero, um javali, gamo, veado ou outro, não lhe toques porque é bem possível que os seus progenitores estejam por perto a vigiá-los.
-> Se desfrutas da natureza na companhia do teu cão, leva-o sempre pela trela e não o abandones em caminhos rurais ou outros lugares habilitados para o exercício.
-> Os gatos domésticos podem predar sobre muitas espécies de aves, mamíferos e reptéis. Nesta época do ano tão sensível, é muito recomendável restringir ao máximo as saídas dos gatos domésticos ao campo.
-> É possível desfrutar do campo entre atividades como correr, andar de bicicleta, apanhar espargos ou observar a natureza. No entanto, temos que ser muito cuidadosos nos lugares que entramos. Porque podemos estar incomodando espécies que estão criando neste momento da época.
-> Se és aficionado de motas, jipes e outros veículos, recorda que só podes utilizar caminhos autorizados, porque em trânsito podem ter um impacto negativo na fauna silvestre.
-> Estes pequenos conselhos para diminuir o incômodo que nós próprios causamos, podem ser vitais para a conservação de muitas espécies.