Zonas de alimentação no Inverno

Deve-se destacar que a “vigia” do javali muda completamente na estação do inverno. Geralmente procuram amêndoas e bolotas ou inclusive movem-se pelos milheirais.

É conveniente lembrar que as melhores azinheiras (maior quantidade e qualidade de alimento) são geralmente aquelas que se encontram nas bordas ou no centro de um pousio. Normalmente, nas de linhas limítrofes são onde o javali se sentirá mais protegido.
Normalmente, a ausência de alimento em abundância, própria destas datas, fará com que o javali entre com mais facilidade na nossa zona de alimentação artificial, pois agora percorrem distâncias maiores em busca de comida.

Além desta ausência de alimentos irá fazer com que o javali abandone a sua precaução característica, na altura de aceder à nossa zona de alimentação.
Se utilizamos o milho, corremos o risco de o animal hesitar muito mais antes de entrar, porque se este fruto não se dá na zona, ele suspeitará muito mais.

Por esta razão, recomenda-se que se prepare com cultivos usuais na zona e em quantidades adequadas. Se a zona é de cereal, podemos utilizar trigo ou cevada, e se estamos num coto onde o montado é o protagonista pode usar castanhas, bolotas ou azeitonas, se o que abunda é o olival. Se o nosso posto se localiza na zona mediterrânica, serão as amêndoas e as avelãs que normalmente satisfarão o apetite do javali, e estes serão os frutos que utilizaremos.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Outras notícias

Opinião

A Pandemia

A Pandemia Muita gente acha que esta situação nos vai impedir de avançar e que vamos ficar confinados não se

Ler mais »