O que é ser caçador? O que é a Caça?
Ontem, durante um trajeto de carro, tive um lance em que fiquei, por alguns momentos, em presença de um Lince ibérico. Fiquei a olhar admirando o animal durante o tempo que ele permitiu e pensei: “Preciso de caçar, mas já não me faz falta matar!”
Acredito numa Nova Geração de Caçadores, mais respeitadores e racionais, adeptos e promotores de uma Caça Sustentável. Caçar hoje é conhecer os habitantes que povoam a natureza, perceber as suas carências, intervir, sem ser intrusivo, avaliar e só então caçar!
Porém, as novas tendências sociais urbanas, esta nova opinião politicamente correta não encara, não acha aceitável matar animais: é cruel e desnecessário, declaram. E ainda menos pode ser visível. Está a criar-se um verdadeiro fosso conflituoso entre o meio urbano, digital, virtual, comprovadamente desconhecedor, proibicionista e o Meio Rural.
É, por isso, absolutamente imprescindível mostrar e demonstrar a Caça Responsável!
É necessário exemplificar, divulgando e mostrando a Caça, a Atividade Cinegética nas suas múltiplas perspetivas: a estatística, evolutiva, social, ética, moral, formativa e científica.
A Gestão da Caça deve basear-se em investigação e acompanhamento científicos que avaliem e validem a sustentabilidade e garantam a conservação do meio natural. É no meio natural, no meio rural, nos habitats agrícolas onde vive a grande maioria da nossa fauna selvagem; a fauna cinegética, i.e., a que se pode caçar, mas, também, a não cinegética que, na maior parte das vezes depende, da existência da primeira.
E, como dizia, Juan Delibes, a Caça encontra-se numa encruzilhada: Está a ser vista como demoníaca pelos “animalistas” e “especistas” mas/e, ao mesmo tempo, pode vir a ser considerada essencial, estimulando-se assim e premiando-se através de reconhecimento certificado pela boa gestão que se traduz na conservação e promoção da Biodiversidade e no imprescindível controle das populações de certas espécies selvagens como o Javali.
João Grosso