#Mito 7# Alguns mitos falsos sobre gestão de caça

#Mito 7# Quanto mais veados, corços, gamos e javalis tiver na zona de caça, melhor, porque eles não competem uns com os outros

Até há poucos anos atrás, a gestão da caça maior, de uma forma geral, baseava-se na procura por quantidade, em vez da qualidade, no entanto, essa tendência está a alterar-se.

Existem poucos trabalhos científicos que mostram que a presença de altas densidades de ungulados provoca uma diminuição na qualidade dos seus troféus, há efeitos de competição direta entre algumas espécies como ocorre no caso do corço e veado, ou mesmo do javali.

Esta competição se manifesta principalmente naqueles lugares onde as densidades são muito mais altas que a capacidade de carga do território e os recursos de comida, água e até abrigo se tornam escassos.

Também não devemos esquecer que a caça de ungulados partilha algumas doenças, como a tuberculose, que pode causar efeitos importantes nos animais portadores da doença.

A gestão ideal deve basear-se num controlo eficaz e completo da capacidade de suporte e na priorização das espécies-alvo em detrimento de outras presentes.

Fonte: Revista Jara y Sedal

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Outras notícias