A propósito do dia de Santo Huberto
Em cada outono, na Europa e nalgumas partes do Canadá, são realizadas cerimónias e festividades especiais para homenagear St. Hubert, o santo padroeiro dos caçadores. O epicentro de sua veneração é a cidade de St. Hubert, na Bélgica, perto da floresta das Ardenas. Às festividades coloridas ocorrem anualmente, em redor do dia 3 de novembro, aniversário de St. Hubert, multidões de várias dezenas de milhar de pessoas.
Noutras partes da Europa, as escolas fecham no dia de St. Hubert, as igrejas e as enormes catedrais celebram Missa em honra de Saint Hubert, onde caçadores, os seus cães e falcões são levados às igrejas e catedrais para serem abençoados.
Um exemplo notável das festividades de St. Hubert na América do Norte acontece no início de setembro em Cap St. Ignace, no Quebec, quando a missa em honra de St. Hubert é celebrada na igreja local. Os caçadores, vestidos com as suas roupas de caça, entram na igreja, trazendo os seus cães e armas para serem abençoados. A procissão, que inclui os guardas de caça e o clero, entra e sai da igreja sob um arco de armas erguidas pelos caçadores usando roupa camuflada e cor de laranja. Após o culto, outros eventos são realizados, como um concurso de armadilhas, provas de tiro, um desfile e um jantar que consta de caça selvagem em que convidam toda a comunidade a entrar para assim partilharem a generosidade da natureza.
Muitos caçadores, e o público em geral, nunca ouviram falar de Santo Huberto, por isso, eis alguns antecedentes:
A história de Saint Hubert
O filho mais velho de Bertrans, duque da Aquitânia, Hubert nasceu em 638 dC. Príncipe da Casa da Aquitânia em França, quando jovem, Hubert desfrutou da “boa vida” da nobreza e, acima de tudo, adorava caçar. Numa sexta-feira Santa, quando deveria estar na igreja, Hubert galopava no seu cavalo a caçar veados, quando os seus cães encurralaram um enorme Cervo.
Quando Hubert se aproximou, de repente teve a visão de um crucifixo brilhante que apareceu sobre a cabeça do Veado. Uma voz falou com ele e disse-lhe: “Hubert, se não se voltares para o Senhor e levares uma vida santa, irás para o inferno”. Hubert apeou-se do cavalo e pediu perdão. A voz ordenou-lhe que procurasse a orientação de Lambert, o bispo de Maastricht. Pouco tempo depois de procurar o bispo, a sua esposa morreu durante o parto.
Hubert entrou na abadia de Staveleot, e tornou-se discípulo de Lambert e ordenando-se padre, entregou todos os seus pertences à caridade e os cuidados seu filho pequeno ao irmão. Lambert aconselhou Hubert a fazer uma peregrinação a Roma em 705. Durante a ausência de Hubert, Lambert foi assassinado. Hubert foi designado pelo papa para suceder ao seu mentor como bispo.
Mais tarde, Hubert construiu a Catedral de São Pedro em Liège, na Bélgica, no local onde Lambert tinha morrido, e ele, por sua vez, tornou-se o patrono da cidade. Hubert entregou a sua paixão pela caça à fé, pregando o cristianismo em vastas regiões da floresta das Ardenas.
Ele pregou a muitos caçadores e diz-se que caçou e manteve cães a vida toda. Diz-se também que Hubert foi abençoado com poderes milagrosos para curar a raiva, auxiliado por uma estola especial de seda branca e dourada que ele disse ter-lhe sido dada pela própria Virgem Maria. Tinha também uma chave de ouro, que era considerada um amuleto de cura.Hubert morreu em paz no dia 30 de maio de 727 com as palavras “Pai nosso, que estais no céu …” nos lábios. Em 1744, foi canonizado como santo; o santo padroeiro da caça, dos caçadores, das armadilhas e dos talhantes.
Enterrado pela primeira vez em Luttich, o corpo de Hubert foi posteriormente transferido para o mosteiro de Andain, nas Ardenas, que hoje é conhecido como Abadia de St. Hubert. A localização da abadia e a cidade belga de Saint Hubert devem estar perto de onde Hubert viu o veado com a cruz entre as hastes.
Todos os dias 3 de novembro, dia de Saint Hubert, em toda a França, Luxemburgo, Alemanha e Bélgica, milhares de pessoas participam em missas e celebrações próprias em homenagem a Saint Hubert. Durante essas festividades são ditas bençãos especiais pela segurança e sucesso dos caçadores e pela saúde de seus animais – os cães são abençoados pela proteção contra doenças como a raiva – e uma música religiosa especial escrita para cornos(horns) de caça é realizada (Grande Mess de Saint Hubert).
Há muitas maneiras de honrar Santo Huberto. Tal pompa solidifica a ética, a espiritualidade e a aceitação comunitária da caça, e mostra às pessoas que os caçadores são heróis, hoje, como o têm sido desde há milhares de anos.
3 de novembro, Feliz dia de Santo Huberto!
João Grosso
Fonte: www.outdoorhub