A Pandemia
Muita gente acha que esta situação nos vai impedir de avançar e que vamos ficar confinados não se sabe por mais quanto tempo.
Não estou convencido. Talvez não, mas nada virá a ser como anteriormente!
O facto de termos experimentado esta situação catastrófica – à força – fez que refletíssemos e víssemos que o que estávamos a fazer não ia no sentido certo e que os comportamentos, depois disto, têm forçosamente de mudar;
Exemplificando: a Política Agrícola Comum que tem promovido a utilização desproporcional dos recursos; a monocultura, o sistema super/hiper intensivo de produção, da utilização dos solos, da água e de produtos químicos; o fomento da sobrecarga pecuária; as transformações súbitas dos espaços naturais, da paisagem rural, causando um enorme impacto ambiental e, por via disso, destruindo a biodiversidade, amplificando a poluição, o aquecimento global e a desertificação ambiental e humana.
Há um apelo internacional de várias personalidades com o título: “Não a um regresso à normalidade! – Um apelo à introdução de mudanças profundas nos estilos de vida, consumo e economias, aprendendo com as consequências desta pandemia” – no Jornal “”Le Monde”.
No que nos diz respeito – a Caça e o Campo -, temos agora todas as condições para pensar, interiorizar e não voltar a cometer os mesmos erros do passado; é tempo de reintroduzir novas práticas e procedimentos, melhorando a biodiversidade e consequentemente a produção de espécies cinegéticas e também não cinegéticas, gerindo os ricos (mas ao mesmo tempo, frágeis) recursos de que dispomos de forma comedida e sustentável.
Temos de estar cada vez mais unidos contra os eventuais extremismos animalistas que poderão vir a apresentar-se agora, saindo da pandemia fortalecidos, como sendo os salvadores do ambiente, da natureza e do planeta. E tentando a todo o custo – apoiados em certos políticos demagógicos e pouco conhecedores – acabar com a Caça, os Caçadores e o Mundo Rural.
Vamos procurar continuar a estar unidos, utilizando Práticas Exemplares de Caça e de Gestão do Campo. Assim, mostraremos a esta sociedade, apoiados agora na Investigação e Conhecimento, que as práticas indicadas são as melhores, não apenas para a Caça, mas também para a Conservação dinâmica da Natureza.
Vivam os Caçadores e a Caça!