5 Dicas para encontrar um Navalheiro nas Esperas no Inverno
1. No inverno há que comer mais do que nunca, e isso vai obrigar os javalis, a percorrer grandes distâncias, a mover-se muito mais do que o habitual, atravessando, por mera necessidade, terrenos proibidos.
2. Geralmente, os javalis mais velhos não costumam atravessar os riachos e pequenas cercas de arame, como fazem exemplares mais jovens. Mas nesta altura do ano, para satisfazer as suas necessidades, caprichos e manias, os grandes “navalheiros” atravessam riachos e cercas.
3. Os javalis grandes geralmente atravessam o mesmo lugar durante quatro ou cinco dias seguidos, para depois mudar a viagem e fazê-lo por outro lugar, e assim sucessivamente.
4. Nesta estação do ano, se percorremos um riacho ou uma cerca ao início da manhã, será fácil detectar as suas pisadas, pois o terreno está brando e confirmar se na noite anterior passou algum por aí.
5. Quando detectamos algum destes rastos, o que devemos fazer é voltar na manhã seguinte para ver se voltou a passar pelo mesmo sítio, porque se foi assim, será melhor esperar por ele nessa mesma noite, porque provavelmente vamos encontrá-lo.